sábado, 26 de maio de 2012

MDNA WORLD TOUR: Expectativas, receios, desejos.



Trinta anos se passaram desde que o mundo veio a conhecer timidamente Madonna com Everybody. Quem diria que Madonna, que nem apareceu na capa do primeiro single iria conquistar o mercado da música  mundial. Madonna é a última lenda viva, remanescente de um tempo em que a luta pelo sucesso realmente existia e só os bons sobreviviam. Devido ao avento da internet, hoje o mercado musical é supérfluo e passageiro, qualquer pessoa pode fazer sucesso e no outro dia cair no completo esquecimento.


Madonna é ícone, lenda, rainha do pop, controversa, amada, odiada, cantora, atriz, escritora, compositora, mulher e mãe. Madonna é única e seu reinado nunca será passado para outra, é utopia pensar que alguém hoje ou no futuro, por melhor que seja seu desempenho, irá chegar perto do que Madonna e Michael Jackson conquistaram..



Pensando no que já vi em outras tours e no que podemos ver na nova tour, MDNA World Tour muitos desejos se manifestaram afinal essa tour celebra os 30 anos dessa carreira única e muitas perguntas existem:
Iremos gostar do que veremos?
Madonna irá valorizar o apreço que os fãs tem por ela?
Madonna irá revisitar os grandes hits das décadas de 80 e 90? Décadas em que Madonna vendeu mais.

São muitas perguntas, e por enquanto não temos muitas respostas concretas, muito se tem falado, diversos tracklist "oficiais" já foram publicadas. Resolvi escrever esse texto apenas para expressar o que eu gostaria de ver nessa tour e sei que muito do que desejo também é o seu desejo!

Meu primeiro desejo, sonho ou devaneio seria poder ver Madonna novamente sendo escoltada pelas incríveis Donna DeLory E Niki Harris. Quem, ao ver a performance de Music na Confessions Tour não imaginou a presença das duas? Donna estava na tour mas praticamente nem apareceu. Quem não lembra saudoso das três em performances marcantes como Like A Prayer (BA), Into The Groove (BA), Rain (TGS), La Isla Bonita (TGS), Holiday (DWT) entre outras? Desde Re-Invention Tour Madonna não tem usada tanto o talendo das backing vocals, Confessions Tour menos ainda até que sumiram completamente em Sticky & Sweet Tour. Das backing vocal de SS só sei que uma é Nicki Richards e a loira, quem é? Ah Madonna, volta as origens e usa as backing vocals! Donna e Niki talvez não teriam o pique para uma nova tour, mas seriam bem vindas em um acústico (outro sonho).

O tracklist é uma grande preocupação de todos. Tenho lido sobre até um retorno de Dita ... o que ela está pensando? Madonna também nunca esteve tão violenta como na letra de Gang Bang, por quê? Uma artista deve trazer alegria para os fãs ... já temos muita violência e imoralidade mundo afora. O que pode ser agregado as famílias e sociedade mais um espetáculo imoral e violento? Nada!

MDNA é um sucesso, todos sabem; mas não é o sucesso nem teve a publicidade que nós fãs esperávamos como uma promo tour e performances em programas de TV como foi feito maravilhosamente na era ROL e COAD.
Comenta-se que músicas como I´m Addicted, I´m A Sinner e Best Friend ganharão prioridade e destaque do que hits do passado como Holiday. I´m Addicted não caiu no meu gosto, mas espero mudar de idéia assim como aconteceu com a (agora) perfeita Paradise (Not For Me), só depois de Confessions Tour é que mudei minha opinião sobre essa faixa do album Music.

Para a felicidade geral há comentários sobre Physical Attraction que nunca foi performada ao vivo a não se no raro show no Uncle Sam! Entretanto Hung Up, Music e Ray Of Light provavelmente estarão na tour, novamente! Ray Of Light teve uma única performance digna: no Oprah Winfrey Show! A melhor performance para essa faixa. Music não ouço faz muito tempo, gosto muito da performance de Re-Invention Tour. Nas fotos dos ensaios podemos ver os dançarinos com fones de ouvidos, será que serão usados para Music? Essas três músicas que citei são hinos, mas nenhuma tem o efeito da eterna Holiday. 

Desde Drowned World Tour Madonna usa o violão e a guitarra! Vê-la tocando na ótima Candy Perfume Girl foi ótimo, mas nas turnês mais recentes ela tem abusado. Repito, como seria maravilhoso um acústico de Madonna. Na American Life Promo Tour Madonna chegou muito próximo de um acústico, por isso adoro essa era.


Cadê as baladas? Time Stood Still e I´ll Remember nunca serão lembradas? Se Madonna quer um momento que seja imensamente tocante para o público, conseguiria certamente com essas duas linda canções. Another Suitcase In Another Hall também iria comover. MDNA trouxe duas lindas canções, Masterpiece e Falling Free. Tenho esperança que as duas sejam (bem) aproveitadas na tour.

Gostei muito que Madonna usou um tempo da Sticky & Sweet World Tour para ouvir os fãs e cantar o que pediam. Isso é ótimo, queremos e precisamos sentir que aquela estrela no palco pode se aproximar dos fãs, conversar, agradecer, brincar! Certa vez vi um video no youtube (nunca mais encontrei, se alguém tem o link manda por favor) em que Madonna na Confessions Tour foi com os seguranças andar pertinho dos fãs, ganhou um ursinho. Raridade!

Agora  começou a enxurrada de fotos do Dress Rehearsals! Boas fotos realmente, aumentam e muito a curiosidade que já é imensa. Vemos claramente que Madonna irá mexer com religião novamente e como citei acima, violência. O figurino me chamou atenção mas o topete de Madonna ...  muito feio.

Madonna irá arrasar novamente, haverá novos dançarinos, novos músicos, muita tecnologia e muitos fãs amando e  odiando, querendo mudar isso ou aquilo. Por isso escrevi esse texto agora antes de ver o show.  Agora só resta as expectativas, receios e desejos.  

Boa noite.










Nenhum comentário:

Postar um comentário