Jean-Michel Basquiat não é um nome desconhecido, foi e é um artista muito famoso que no início dos anos 80 ainda era pouco conhecido assim como sua namorada, a novata Madonna.
Quem o apresentou a Madonna foi Norris Burroughs, ex namorado de Madonna em Setembro de 1982, mas há outras histórias em que outras pessoas os apresentaram, ao certo ninguém sabe.
Jovens, talentosos, com o desejo de conquistar seu espaço e influenciar pessoas, um casal e tanto mas a ex namorada dele não gostou.
Suzanne Mallouk e Madonna tiveram uma discussão em 1982 no club The Roxy e Basquiat viu naquilo a oportunidade de fazer arte, a discussão foi transformada em quadro. A Panel of Experts é o nome dado ao quadro, confiram abaixo.
O dono de galerias de arte Larry Gagosian conta que "em Março de 1983 em Los Angeles, ele foi apresentado à namorada do artista. Basquiat a apresentava dessa maneira:
'O nome dela é Madonna e ela vai ser grande'."
Madonna contou que quando terminaram o relacionamento devido ao vício em drogas que ele tinha, Basquiat pediu de volta todas as pinturas que tinha feito e lhe dado de presente.
"É minha arte!", insistiu ele. E ela devolveu. Então ele pintou tudo de preto
para se vingar pela separação.
"Eu não devia ter devolvido os quadros", arrependeu-se depois.
Basquiat morreu muito jovem, infelizmente suas escolhas o levaram a morrer em 1988 de overdose, com apenas 27 anos.
A primeira retrospectiva da obra do artista foi em 1992 no Whitney Museum of American Art, New York. Madonna foi uma das patrocinadoras.
Em 2015 Madonna rendeu homenagens à ele nas redes sociais enquanto promovia Rebel Heart. Graffiti Heart é uma homenagem à ele.
O romance dos dois foi tema em um episódio de "Urban Myths" Madonna and Basquiat em 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário