sexta-feira, 10 de setembro de 2021

O que são e quantos b-sides Madonna lançou?

      


B-sides, uma alusão ao famoso lado B dos vinis, nada mais é do que uma oportunidade que os artistas tem de divulgar mais o seu trabalho. Os singles eram lançados e para agraciar os fãs era incluída uma faixa adicional, a b-side, que podia ser uma música inédita ou uma demo.

Vários artistas fizeram isso e ainda fazem, nós adoramos. Mas afinal quantos B-sides Madonna já lançou? Madonna é um caso interessante em quase 40 anos de carreira.

Como citado anteriormente algumas b-sides servem para divulgar o álbum de origem do single então aí várias músicas já tiveram esse papel, Stay, Pretender, More, I Know It entre outras.

Curiosamente, com tantos singles, Madonna lançou apenas 7 b-sides inéditas, 8 porquê estamos considerando The Beast Within como uma música inédita.

Into The Groove foi b-side inédita no single de Angel mas posteriormente saiu na reedição do álbum Like A Virgin.

Verás e Lo Que Siente La Mujer foram lançadas como b-side nos singles You'll See e What It Feels Like For A Girl respectivamente, mas como são versões e não músicas inéditas, também não consideramos para essa postagem. 

As b-sides lançadas foram:

1986 Ain't No Big Deal (Papa Don't Preach Single)

1989 Supernatural (Cherish Single)

1990 The Beast Within (Justify My Love Single)

1993 Up Down Suite (Dub) (Rain Single)

1994 Let Down Your Guard (Secret Single)

1998 Has To Be (Ray Of Light Single)

2000 Cyber-Raga (Music / Don't Tell Me Single)

2006 History (Jump Single)

Ain’t No Big Deal, a primeira B-side inédita, lançada apenas em 1986, é uma faixa produzida para o The First Album e seria justamente o primeiro single do album mas Everybody foi a escolha final.

Up Down Suite foi um caso curioso aos fãs porquê a mesma nada mais é que apenas um remix Dub da original Goodbye To Innocence que apenas posteriormente foi lançada na coletânea Just Say Roe.

Has To Be e Cyber-Raga foram b-sides mas fazem parte do tracklist oficial dos álbuns Ray Of Light e Music respectivamente, em suas versões Japonesas.

E o último b-side, History, pasmem, foi lançado em 2006!

Muitos singles foram lançados e nenhuma b-side acrescentada, devido aos vazamentos podemos supor quantas músicas poderiam ser adicionadas nesse papel, quantas músicas incríveis poderiam ter sido lançadas oficialmente como Across The Sky, Latte, Queen, Tragic Girl, Run entre muitas outras.

Por quê não lançaram mais? Talvez as demos fossem muito boas para uma b-side ou simplesmente porquê vazaram resolveram não incluir. Obviamente que para os fãs o acréscimo de uma b-side seria um impulso para a compra do single.

E que venham mais singles da Madonna cheios de b-sides.


  

  

3 comentários: