quarta-feira, 11 de maio de 2022

Madonna no Cinema: A Certain Sacrifice (1985)

 

Um Certo Sacrifício (do título A Certain Sacrifice) é um filme gravado entre 1979 e 1981 com câmera Super 8mm. Um drama dirigido por Stephen Lewicki e estrelado pela então desconhecida Madonna Cicconi (com I mesmo, segundo os créditos). Jeremy Pattnosh e Charles Kurtz também tem papéis de destaque. Angie Smith, colega da banda The Breakfast Club também participou, como uma das escravas da personagem principal. O diretor tinha apenas 25 anos nessa tentativa de ganhar um chance no cinema.

O filme tem uma linguagem crua, experimental, bem underground, produzido em New York com apenas US$ 20.000. Madonna ganhou apenas 100 dólares enquanto o resto do elenco não era remunerado, esse valor foi dado porquê o diretor que ajudá-la a pagar o aluguel atrasado. Tudo muito amador, experimental mesmo. Toda a montagem do filme ficou a cargo do diretor e do ator Jeremy Pattnosh, que também produziu as músicas do filme.

Após ver o anúncio do diretor procurando por atrizes, Madonna escreveu uma carta de 3 páginas para ele, a mesma servia como curriculum e também uma espécie de desabafo, Madonna comenta sobre seus sonhos, fracassos e o amor pela arte. Madonna foi rapidamente contratada.

Devido ao baixo orçamento o filme demorou 2 anos para ser finalizado e acabou engavetado até que aquela completa desconhecida com atitude que ganhou o papel principal, a tal Madonna se tornasse uma estrela em 1985, com dois álbuns e uma tour de sucesso e lançando um filme com grandes elogios chamado Procura-se Susan Desesperadamente. Era o momento mais oportuno para A Certain Sacrifice ser lançado.

Madonna ficou louca por isso e processou Lewicki, o mesmo a convidou para assistir o filme em sua casa. Madonna ficou assustada, não com a qualidade do filme ou as cenas de nudez mas o que lhe espantava era justamente sua atuação. Ela não queria que nada estragasse o sucesso que estava tendo no momento. Com isso Madonna ofereceu ao diretor apenas U$ 5000 que obviamente não aceitou esse valor irrisório.

O lançamento do filme aconteceu em 18 de Dezembro de 1985 e mesmo devido a qualidade do mesmo, gerou um buzz no momento. Ficou algumas semanas em algumas salas pequenas de cinema e logo foi lançada em VHS sendo vendida como água, foram mais de 50 000 cópias na primeira semana.  O diretor ganhou seus 15 minutos de fama e sumiu, sendo visto pela última vez no documentário Madonna Exposed de 1993.

Mesmo com os problemas (ou publicidade) que Madonna trouxe a ele, o diretor se rende ao charme da agora estrela, ele disse "Essa mulher tem mais sensualidade no ouvido do que a maioria das mulheres tem em qualquer lugar do corpo".

A história do processo é confusa tanto quanto o filme, Madonna ou seu empresário na época Freddy DeMann realmente queriam evitar a distribuição? Madonna perdeu o processo mas ganhou publicidade novamente e assim Madonna se tornava um nome ainda maior em 1985.

Enredo (contêm spoilers)

A história de A Certain Sacrifice se passa nos subúrbios de New York. 

Madonna é Bruna, uma mulher que mora com 3 escravos sexuais, um homem, uma mulher e uma mulher trans. Jeremy Pattnosh é Dashiell, um homem entediado com a vida que conhece Bruna em um bebedouro e se apaixonam. 

Algum tempo depois Bruna confessa a Dashiell que vive com os 3 escravos e decide livrar-se deles. Porém eles acabam atacando-a na polêmica cena de topless. Piorando a situação de Bruna, ela é estuprada em um banheiro de cafeteria por Raymond (papel deCharles Kurtz).

Buscando vingança. Bruna chama seus escravos e Dashiell e sequestram Raymond. Ele é levado para um teatro abandonado onde é sacrificado em um tipo de ritual. Dashiell limpa o sangue de Raymond no corpo de Bruna.







Nenhum comentário:

Postar um comentário