sexta-feira, 24 de abril de 2009

Borderline - IMP Version



Borderline ficou em 84º posição na seleção da Blender´s Magazine chamada de "The 500 Greatest Songs Since You Were Born". O tema doi o 4º single do album Madonna e aos poucos se tornou um grande sucesso! Mas sucesso não conta quando o assunto é apresentações ao vivo: Borderline foi apresentada até hoje em somente duas turnês. Primeiramente na The Virgin Tour que por motivos que nos são desconhecidos a mesma ficou de fora na edição final juntamente com Burning Up e Angel. E recentemente na Sticky & Sweet Tour, o tema foi apresentada em uma versão bem diferente da original: em um versão rock!

O clip é muito querido pelos fãs, ele intercala cenas coloridas com cenas em preto & branco, que apesar de muito simples esse contraste para a época era "alta tecnologia". O clip foi dirigido por Mary Lambert que posteriormente dirigiu Like A Virgin, Like A Prayer entre outros. O clip foi indicado para "Best New Artist in a Video" no MTV Awards de 1984. Curiosamente o ator(na época, desconhecido) John Leguizamo(conhecido por Romeu & Julieta, Para Wong Foo...) faz um ponta no clip como um dos amigos do namorado da Madonna.

A música é deliciosa é o single está de igual maneira! Os remixes são muito bons, desde o dance até a levada rock! Incluindo a versão estúdio de SS Tour remasterizada, a versão ao vivo na The Virgin Tour e uma raridade: o ensaio de Borderline para The Virgin Tour! Simplesmente maravilhoso!



Um comentário:

  1. Estranho o fato de quase ninguém saber o motivo de Borderline, Burning up e Angel terem ficado de fora da edição final lançada em VHS.
    O fato é que, até meados dos anos 80, as tvs abertas americanas ainda não tinham o costume de transmitir shows ao vivo. O que faziam eram transformá-los em especiais musicais de 60 minutos (tempo padrão naquela época). E para que isso fosse feito, teriam que cortar alguns trechos. Os direitos de transmissão e imagem eram diferentes dos de hoje, sendo assim, o que foi lançado em VHS e LD, é exatamente o que foi exibido pela tv.
    Como Madonna estava na mira da liga de pais pela moral e bons costumes, da insonsa Tiper Gore, Burning up foi alvo certeiro pois durante a performance havia insinuações de sexo (com os dançarinos e também com o guitarrista James Harrah). Angel foi considerada muito longa, já que ao final da canção a banda tinha que dar uma enrolada para a troca de figurino. Já com Borderline foi a velha desculpa da performance menos "televisiva" onde os takes ficaram a desejar (sei!).
    Obtive essas informações em 1988, pelo tio de uma amiga com quem estudei no colégio. Na época, ele trabalhava nos EUA como free-lancer de uma rede de tv( não lembro qual era). Inclusive, minha amiga tinha uma fita Betamax (que antigo!) que ele trouxe pra ela do show gravado. Tinha até aquele contador que é usado na edição de video. Sério!Não é mentira ou invenção minha!
    Infelizmente, perdi o contato com a menina e, provavelmente, hoje em dia ela não deva ter mais essa fita.

    ResponderExcluir